O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, intensificou o apelo global para que as nações priorizem a transição energética em direção a fontes renováveis. Em declaração recente, Guterres enfatizou a urgência de alinhar a vontade política com as decisões econômicas, visando uma transição justa e equitativa para todos os países.
Adicionalmente, o secretário-geral cobrou resultados tangíveis da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que está sendo realizada em Belém. A expectativa é que a conferência apresente soluções concretas e ambiciosas para enfrentar os desafios climáticos globais.
Guterres expressou sua visão através de uma publicação em rede social, onde destacou o potencial da economia verde. “Precisamos impulsionar rapidamente a transição justa para as energias renováveis. No ano passado, 90% da nova capacidade de geração de energia veio de fontes renováveis. A economia está do nosso lado. Mas a vontade política precisa acompanhar. As políticas e os orçamentos devem estar alinhados para que todos os países possam fazer uma transição energética justa”, escreveu ele.
Ao cobrar resultados da COP30, que se encontra em sua fase final, Guterres enfatizou que a comunidade internacional está atenta aos desdobramentos da conferência. “O mundo está acompanhando a conferência climática COP30 e se perguntando: Quanto mais teremos que sofrer? Eles já ouviram desculpas suficientes. Eles exigem resultados.”
A COP30, cuja conclusão estava inicialmente prevista para esta sexta-feira, pode ter seu prazo estendido para permitir que as negociações alcancem o consenso necessário em relação às pautas climáticas em discussão.
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, também se manifestou, convocando os países a priorizarem o consenso em prol do bem-estar do planeta. Lago ressaltou a importância da cooperação internacional, incentivando os países a não enxergarem os resultados da COP em termos de vitória ou derrota.
“Sabemos o quanto há de obstáculos para colocar palavras em prática e como é muito difícil chegar a consensos. Mas nós nunca podemos esquecer que o mesmo consenso que às vezes nos exaspera – analistas, delegados, tantas pessoas – fortalece este regime. Temos que mostrar que esta é a COP em que consenso é força”, afirmou o embaixador.
O secretariado da Convenção do Clima (UNFCCC) divulgou uma nova versão do rascunho do Pacote de Belém, incluindo um anexo com indicadores para a Meta Global de Adaptação (GGA). Apesar de apontarem avanços nas modificações em relação à versão anterior, organizações sociais criticam a ausência de decisões sobre o distanciamento dos combustíveis fósseis.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

