O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou público, nesta terça-feira (28), o gabarito preliminar da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), aplicada no último domingo, dia 26. Os participantes já podem acessar os documentos por meio do site do Inep.
A PND, também conhecida como CNU dos Professores ou Enem dos Professores, representa uma via de acesso ao magistério público no Brasil. A divulgação do resultado final da prova está agendada para o dia 10 de dezembro.
A partir de 2026, as redes públicas de ensino terão a opção de utilizar as notas obtidas pelos participantes na PND como um mecanismo único ou complementar para a seleção de docentes.
Candidatos que discordarem de alguma resposta presente no gabarito preliminar poderão interpor recurso através da página virtual do Sistema PND. O prazo para contestação se inicia nesta terça-feira e se encerra às 23h59 de quarta-feira (29).
De acordo com o edital da PND 2025, os recursos deverão ser consistentes, objetivos e devidamente fundamentados.
O cronograma da primeira edição da Prova Nacional Docente prevê as seguintes datas:
28 de outubro: Divulgação das versões preliminares do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva;
28 e 29 de outubro: Período para recurso contra a versão preliminar do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva;
10 de novembro: Resultado do recurso da versão preliminar e do padrão de resposta;
11 de novembro: Divulgação final do gabarito e do padrão de resposta da questão discursiva;
25 de novembro: Divulgação da correção preliminar da resposta da questão discursiva;
25 e 26 de novembro: Recurso da correção da resposta da questão discursiva;
10 de dezembro: Divulgação do resultado final da PND 2025.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

