O Museu do Pontal, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, preparou uma programação especial para celebrar a ancestralidade negra. O mês de novembro será marcado por festas, exposições e atividades culturais que exaltam a herança afro-brasileira.
Para o público infantil, a contadora de histórias Paulinha Cavalcanti apresentará “Contos Africanos”, uma imersão nas narrativas do continente africano, permeada por música e encantamento. No sábado (1), às 16h, Cavalcanti conduzirá “Negras Palavras”, explorando tradições orais africanas, como lendas, fábulas e mitos, que transmitem sabedoria e valores culturais.
No domingo (2), também às 16h, a escritora e contadora Anamô Soares realizará atividades para crianças e adolescentes, baseadas na literatura de autoria negra. A programação incluirá música e acesso a uma biblioteca com 50 títulos, com o objetivo de estimular a leitura e a apreciação de canções e histórias populares.
As celebrações da ancestralidade negra se estendem às exposições que serão inauguradas no fim de semana seguinte, transformando o espaço do museu em palco para diversas manifestações culturais. Sambas, maracatus, folias, reisados, jongos, bois-bumbá e carimbós estarão representados, criando uma atmosfera festiva e envolvente.
No sábado (8), às 15h, será aberta a exposição coletiva “Festas, Sambas e Outros Carnavais”, com trabalhos de mais de 60 artistas de 10 estados. A mostra, que ficará em cartaz por um ano, apresenta esculturas, fotografias e pinturas organizadas em ilhas temáticas, com textos de autores convidados. A curadoria é assinada por Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque.
Entre os artistas participantes, destaca-se Juan Pablo, que apresenta pinturas e esculturas de fio de cobre inspiradas nos bailes funk e bate-bolas de sua região. Rona, da comunidade Pretos Forros, também criou duas obras para o museu, convidando o público para uma jornada festiva.
A exposição homenageará músicos como Cartola, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Pixinguinha, retratados em pinturas, fotografias e esculturas. Os artistas Walter Firmo, Elian Almeida, Sergio Vidal, Adalton Lopes, Walda Marques e Luiz Braga também serão destacados.
No domingo (9), às 15h, será inaugurada a exposição “Sérgio Vidal, nas batucadas da vida”, a primeira retrospectiva da obra do artista de 80 anos. As pinturas de Vidal, influenciadas por Heitor dos Prazeres, retratam o cotidiano do subúrbio do Rio de Janeiro.
A exposição “Ocupação Naná Vasconcelos” proporcionará uma experiência imersiva, com estímulos sonoros e visuais, apresentando fotografias, documentos, entrevistas, objetos e instrumentos do percussionista. A inauguração será no dia 9 de novembro, com a presença de Patrícia Vasconcelos, viúva do músico, e o show “Tá na Roda Tá”, em homenagem ao artista.
As festividades serão abertas com um festival que contará com a participação da cantora Mart’nália e mais 20 atrações, incluindo Terreiro de Crioulo, Jongo da Serrinha e Tambores de Olokun. Vans gratuitas facilitarão o acesso do público, partindo do Jardim Oceânico e do Terminal Alvorada.
O Museu do Pontal, reconhecido como o maior museu de arte popular do país, possui um acervo de mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros. A programação especial celebra os quatro anos do museu e a riqueza da cultura afro-brasileira.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

