Com um número expressivo de quase cinco milhões de inscritos, a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou uma taxa de abstenção de aproximadamente 30%. Durante a aplicação das provas, 1,7 mil candidatos foram eliminados devido a comportamentos considerados inadequados. O exame ocorreu em 1.805 municípios, distribuídos por mais de 12 mil locais, totalizando 165 mil salas de aplicação.
O balanço oficial dos resultados foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela elaboração e aplicação do Enem.
A divulgação do gabarito referente ao segundo dia de provas está programada para a quinta-feira, 20 de novembro.
Uma mudança significativa foi anunciada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana: a partir de 2026, o Enem será utilizado como ferramenta de avaliação do ensino médio. “O Inep já realizou todos os estudos necessários, avaliou todos os padrões que serão utilizados para essa avaliação e nós já vamos aplicar isso a partir de 2026. Essa é a primeira novidade do Enem 2026 que estou anunciando”, declarou o ministro.
O MEC também informou que estão em andamento estudos para avaliar a viabilidade da aplicação das provas do Enem nas capitais dos países membros do Mercosul: Montevidéu, Assunção e Buenos Aires. O presidente do Inep, Manuel Palacios, comentou sobre os prazos para a conclusão do estudo de viabilidade: “Estamos estudando, inclusive, a possibilidade de proporcionar uma aplicação digital nesses países, mas ainda estamos estudando o modelo que seria utilizado. Também tentando estimar que acréscimo haveria no número de inscritos, para que a gente tenha um cenário mais claro para o anúncio”.
Candidatos que necessitam solicitar a reaplicação das provas, agendadas para os dias 16 e 17 de dezembro, podem fazê-lo a partir desta segunda-feira (17). O prazo para a solicitação se encerra na sexta-feira, 21 de novembro.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


