Cop30: protesto tenta romper barreira e acesso à área de negociações é bloqueado

0

A COP30, que sedia discussões cruciais sobre o futuro do planeta, teve um momento de tensão quando manifestantes tentaram forçar a entrada na Zona Azul, área restrita onde ocorrem as negociações. O incidente resultou no fechamento temporário das entradas e saídas do local no início da noite de terça-feira.

De acordo com relatos, a segurança precisou formar cordões humanos para conter o avanço do grupo, e pelo menos um segurança ficou ferido durante o confronto. A Zona Azul, considerada território da Organização das Nações Unidas (ONU), tem sua segurança sob responsabilidade do organismo internacional.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os manifestantes passando pelos detectores de metal antes de serem impedidos de prosseguir pelos seguranças. O grupo carregava bandeiras de coletivos estudantis e faixas com mensagens de protesto contra a exploração de petróleo, o conflito na Palestina e em defesa das causas indígenas.

Após a retirada dos manifestantes, o acesso à área foi liberado para o público credenciado. A Polícia Militar reforçou a segurança nas áreas externas do pavilhão que abriga a COP30, com o deslocamento de viaturas e policiais. Não há informações sobre prisões relacionadas ao incidente.

Em resposta ao ocorrido, os organizadores da Marcha pela Saúde e Clima, realizada no mesmo dia, emitiram uma nota esclarecendo que os atos ocorridos após a marcha não faziam parte da organização do evento. Segundo o grupo, a marcha foi uma manifestação legítima, pacífica e organizada, construída com diálogo, responsabilidade e compromisso coletivo.

Os organizadores da marcha também reafirmaram seu respeito às instituições organizadoras da COP30 e seu compromisso com uma Amazônia viva, saudável e sustentável para todos.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!