Cristina Wiazowski é eleita prefeita de Mongaguá após TSE barrar candidatura do marido, Paulinho

0

Mongaguá tem uma nova prefeita. Teresa Cristina Aguiar Tofanello Wiazowski (PP) foi eleita neste domingo (8) no pleito suplementar convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura do marido dela, Paulinho Wiazowski, que havia sido o mais votado nas eleições de 2024, mas teve sua vitória anulada por problemas na prestação de contas do período em que foi prefeito. Cristina venceu a disputa contra Rodrigo Casa Branca (União Brasil).

Em seu discurso após a vitória, Cristina destacou que a eleição foi uma demonstração da força da democracia e da vontade do povo mongaguaense. “Uma votação histórica onde a população de Mongaguá escolheu quem ela quer que governe essa cidade”, declarou. Ela afirmou ainda que a nova administração terá como prioridade a saúde pública e a zeladoria da cidade. “Assim que a gente assumir, faremos uma auditoria na prefeitura e vamos equipar a máquina pública para que possamos prestar um serviço público com qualidade”, prometeu.

A nova eleição foi motivada pelo indeferimento da candidatura de Paulinho Wiazowski, decidido pelo TSE em dezembro de 2024. O ex-prefeito teve as contas referentes ao exercício de 2012 rejeitadas pela Câmara Municipal, com base em parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), que apontou sete alertas ignorados sobre o desequilíbrio fiscal. A Justiça Eleitoral concluiu que houve ato doloso de improbidade administrativa, o que levou à sua inelegibilidade.

A defesa de Paulinho, no entanto, alegou que a rejeição das contas não configurava dolo específico ou prejuízo ao erário e que, pela Nova Lei de Improbidade (Lei 14.230/2021), não havia fundamentos suficientes para torná-lo inelegível. Ainda assim, o entendimento do TSE foi mantido, e ele ficou fora da disputa, o que abriu caminho para a candidatura de sua esposa.

O Itanhaém Notícias acompanha de perto o desdobramento das eleições na região e seguirá informando a população sobre os próximos passos da nova gestão em Mongaguá. A diplomação da prefeita eleita está prevista para ocorrer até o dia 11 de julho.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!