Um novo tempo está chegando para a gestão digital dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão (SMS). Trata-se de um sistema integrado que possibilitará a organização de todos os equipamentos públicos da rede municipal do SUS, funcionando como um CadSUS específico para a cidade. Entre as novidades, está o lançamento do Aplicativo da Saúde, que permitirá a marcação on-line de consultas e exames.
O projeto foi apresentado nesta semana pelo secretário de Saúde, Márcio Oliveira, ao prefeito César Nascimento e sua equipe. A reunião também contou com a presença do vereador Alessandro Oliveira, representando a Câmara Municipal.
Prontuário único e integração entre unidades
O novo sistema digital será implantado gradativamente, começando pelas equipes do Pronto-Socorro Central e Infantil e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Casqueiro. Em seguida, o programa será expandido para os setores de almoxarifado e dispensação de medicamentos, posteriormente para as unidades de atenção primária (USFs) e Especialidades.
O grande diferencial do sistema será a criação de um prontuário único para cada paciente, reunindo informações sobre consultas, exames, especialidades frequentadas, retirada de medicamentos e outros atendimentos. Esse prontuário estará disponível on-line em toda a rede de saúde, possibilitando que qualquer unidade de atendimento – seja um PS, UBS ou Hospital Municipal – tenha acesso aos dados atualizados do paciente.
Além disso, o sistema será interligado entre diferentes departamentos, permitindo que, por exemplo, as farmácias municipais verifiquem a disponibilidade de medicamentos em estoque em outras unidades, facilitando o acesso aos insumos necessários para a população.
“O programa foi pensado tanto no servidor público quanto no paciente. Com o prontuário único, os dados serão acessíveis de forma integrada em toda a rede de Saúde. Isso resultará em mais rapidez no atendimento, melhor visualização da lista de espera, agilidade na tomada de decisões e na organização dos serviços, impactando positivamente a qualidade da gestão da Saúde”, explicou o secretário Márcio Oliveira.
Aplicativo da Saúde facilitará a vida do cidadão
Outra inovação importante é a criação do Aplicativo da Saúde, que terá duas interfaces: uma voltada à gestão interna da Secretaria de Saúde e outra destinada ao usuário do SUS. A ferramenta permitirá que a população agende consultas e exames on-line, evitando longas esperas e filas presenciais.
“Esse projeto proporciona maior interação entre os usuários do SUS e a gestão da Saúde. Os cidadãos poderão acompanhar seus agendamentos e diversas outras informações do dia a dia da Saúde em Cubatão. Fico muito feliz com essa novidade”, afirmou o prefeito César Nascimento.
Treinamento e implementação gradual
A empresa responsável pela implantação do programa destacou a importância da capacitação dos servidores para garantir o bom funcionamento da ferramenta. O treinamento já começou com a equipe de gestores, que será responsável por instruir os demais funcionários de cada setor.
A expectativa é de que, em seis meses, o sistema esteja totalmente implantado na cidade.
Além de aprimorar a eficiência do atendimento, o novo programa de Saúde seguirá todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), garantindo a segurança e privacidade das informações dos cidadãos.
Com essa modernização, Cubatão dá um passo importante rumo à digitalização e melhoria dos serviços de Saúde, tornando o atendimento mais ágil, organizado e acessível para toda a população.