A Prefeitura de Cubatão deu um importante passo na educação ambiental ao lançar, na tarde desta quinta-feira (3), um projeto voltado aos alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal (Semam-SCBem), Educação (Seduc) e o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (Cepema/USP).
A cerimônia de assinatura que formalizou o programa aconteceu nas dependências do próprio Cepema e contou com a presença da vice-prefeita Andrea Castro, que representou o prefeito César Nascimento. O lançamento faz parte das comemorações pelos 76 anos de Cubatão e integra o Plano de Trabalho do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Durante o evento, 30 estudantes da UME Usina Henry Borden participaram de oficinas e aulas práticas nos laboratórios do Cepema, vivenciando o que será, a partir de agora, uma rotina semanal para os alunos do ensino fundamental da rede municipal. O projeto prevê que, todas as terças-feiras, os estudantes participem do programa “Centro Aprendiz de Pesquisador”, com aulas práticas sobre meio ambiente, em um ambiente científico e educativo.
A meta é ambiciosa: alcançar ao menos 6 mil alunos com oficinas em laboratórios, onde terão a oportunidade de usar jalecos, óculos especiais e aprender sobre a qualidade da água, do ar e o funcionamento de um viveiro de mudas, entre outros temas. A proposta é despertar o interesse das crianças para a iniciação científica desde cedo.
Andrea Castro destacou a importância da vivência prática no aprendizado. “Hoje vocês são alunos, mas lá na frente, quem sabe, poderemos ver professores e doutores como temos aqui neste evento. Vocês poderão realizar sonhos que talvez nem imaginam ainda, que muitas vezes surgem de oportunidades como esta. Então, abracem essa chance de estar em um ambiente propício para aprender e sonhar”, disse a vice-prefeita.
Ela também ressaltou que o projeto envolve seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, o que reforça sua importância e o caráter estratégico para o município.
O secretário da Semam-SCBem, Cleiton Jordão, enalteceu o trabalho conjunto entre as secretarias e o alto nível do Cepema. “O projeto permite aos alunos frequentarem uma instituição que proporciona um espaço de aprendizagem participativa, interdisciplinar e conectado com o cotidiano escolar”, comentou.
A secretária de Educação, Danielle Souza, também afirmou que os educadores da rede receberão capacitação sobre os temas abordados no projeto.
A cerimônia contou com a participação de representantes da USP, como Osmar Gomes (vice-coordenador do Cepema), Marcela Fresgo (coordenadora de Projetos Ambientais), e o professor doutor Marcelo Sekler, da Poli/USP. Sekler celebrou a iniciativa: “Esse projeto vem para formar pessoas e gerar conhecimentos. É uma oportunidade incrível para os alunos de Cubatão se aproximarem do universo científico.”
Durante a visita ao Cepema, os alunos tiveram experiências encantadoras nas diversas salas laboratoriais. Na “Sala das Águas”, por exemplo, aprenderam sobre ambientes marinhos e manguezais. Em outra sala, identificaram pegadas de animais e entenderam suas características. No laboratório de química, descobriram o universo invisível revelado pelos microscópios.
A assinatura do projeto contou ainda com a presença dos secretários Allan Matias (Governo), Elias Silva (Turismo) e do vereador Guilherme Amaral, representando a Câmara Municipal.
Com esse projeto, Cubatão reafirma seu compromisso com a educação, a ciência e o meio ambiente, criando pontes entre o presente e o futuro das novas gerações.