A Secretaria de Saúde de Cubatão alcançou uma importante marca na campanha de vacinação contra a gripe: até o dia 30 de junho, foram aplicadas 30.049 doses desde o início da ação, em 4 de abril. A cobertura vacinal entre os grupos prioritários — idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos — chegou a 42,25%, superando a média da Baixada Santista (39,39%) e acompanhando o índice nacional, de 42,57%.
Esse bom desempenho é reflexo de uma ampla estratégia de vacinação adotada pela Prefeitura, que inclui aplicação das doses em 15 unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, além de ações especiais como dois Dias D com drive-thru, horários estendidos até as 19h em algumas unidades e vacinação noturna (das 19h às 7h do dia seguinte) no Pronto-Socorro Infantil (PSI). Aos fins de semana e feriados, a vacinação também está disponível no PSI, das 7h às 19h.
A cobertura por grupo prioritário no município mostra avanços: 49,47% entre os idosos, 35,89% entre gestantes e 28,18% entre crianças.
A campanha também tem ações “extramuros”, ou seja, fora das unidades de saúde. Na última semana, por exemplo, foram aplicadas 62 doses no restaurante Bom Prato e outras 46 na empresa Tecmar, totalizando 108 novas aplicações que reforçam os índices da cidade. Outras ações desse tipo vêm sendo realizadas ao longo da campanha.
“O objetivo é proteger a população contra formas graves da gripe e reduzir a necessidade de internações. Estamos oferecendo várias oportunidades para garantir que todos tenham acesso à vacina”, destaca o secretário de Saúde, Márcio Oliveira.
Além da vacina contra gripe, todas as demais vacinas do Plano Nacional de Imunizações (PNI) seguem disponíveis nas unidades de saúde com salas de vacina. Algumas funcionam até as 19h para facilitar o acesso da população.
Mais informações, inclusive os locais de vacinação, estão disponíveis no site da Prefeitura:
👉 Quadro de Vacinas 2025 – Cubatão


