Escola de Itanhaém é finalista em prêmio internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável

0

A Escola Municipal Maria do Carmo de Abreu Sodré, localizada no bairro Sion, em Itanhaém, conquistou destaque nacional ao figurar entre as 10 finalistas da 7ª edição do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo”. O reconhecimento veio com o projeto “Minha cidade tem histórias e memórias”, que competiu com iniciativas de escolas de estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e São Paulo.

Promovido pelo Instituto Arcor Brasil em parceria com organizações internacionais, o prêmio valoriza boas práticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) na América do Sul.

O projeto premiado foi desenvolvido pela professora de Educação Infantil Chymenes Monalisa Braziliano Oliveira, com colaboração da professora Simone Leston, ambas da EM Maria do Carmo de Abreu Sodré, e é voltado para crianças da pré-escola (4 e 5 anos). A iniciativa segue as diretrizes do Currículo Municipal Educaita, promovendo o sentimento de pertencimento à riqueza natural e histórica de Itanhaém.

Educação Patrimonial e Ambiental

O projeto integra a Educação Patrimonial e Ambiental (EPA), proporcionando aos alunos um contato mais profundo com o patrimônio histórico e ambiental da cidade. Por meio de assembleias mirins, as crianças têm espaço para dialogar sobre o que pensam da cidade, o que mais apreciam e o que acreditam que precisa ser transformado.

“Essas iniciativas são importantes pois promovem o trabalho da cultura local e são experiências exitosas que servem como modelo e trocas de experiências entre os professores”, destacou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, José Bonifácio de Freitas Neto.

A assessora de orientação educacional, Maria Cecília Cardoso Tecedor, enfatizou o impacto do projeto na formação cidadã dos alunos. “Promover a Educação Patrimonial de forma integrada ao Currículo e com o protagonismo dos alunos desde a Primeira Infância promove o aprendizado do exercício da cidadania de nossos alunos”.

Reconhecimento

Os vencedores e as menções honrosas foram anunciados no último dia 11 em um evento que reuniu finalistas e organizadores. O trabalho da EM Maria do Carmo de Abreu Sodré destacou-se pela qualidade e inovação em cada etapa do prêmio, consolidando-se como exemplo de boas práticas em Educação Infantil.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!