Espetáculo “Africanidades” celebra a cultura afro e destaca talentos da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão

0

A Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva” (ETMDIRS), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realiza neste mês de outubro seu tradicional espetáculo anual de dança, que este ano traz o tema “Africanidades”. As apresentações acontecem no dia 13, às 19h30, no Teatro Braz Cubas, em Santos, e no dia 18, às 18h, no Centro Esportivo Pita, em Cubatão.

Inspirado no livro infantil “África de Dona Biá”, de Fábio Ferreira, o espetáculo conta a história de uma senhora africana que guia a menina Ana por um universo de memórias, tradições e saberes, revelando a riqueza cultural do continente africano. O público será convidado a embarcar nessa jornada repleta de referências como o homem primitivo, brincadeiras e abayomis, ouro e mineração, tribos, rainhas e guerreiras, além das paisagens naturais, vida selvagem, povos nômades e símbolos adinkra.

Arte, aprendizado e conscientização

A montagem integra a prática pedagógica do curso técnico em Dança da escola e envolve cerca de 10 alunas de diferentes níveis de aprendizado. O projeto também se alinha às ações da Seduc voltadas à educação antirracista, utilizando a arte como instrumento de reflexão e transformação social. Nesta edição, o espetáculo busca desconstruir estereótipos e preconceitos, promovendo o respeito à diversidade e valorizando a cultura afro-brasileira.

Mais do que uma simples apresentação, “Africanidades” representa o resultado de um processo criativo que estimula a formação cultural e cidadã dos estudantes, reafirmando o papel da ETMDIRS como referência na educação artística da região.

Encerramento e novos projetos

Em novembro, a escola realiza o tradicional Sarau de Encerramento, quando as formandas do curso técnico apresentam seus projetos de pesquisa em dança. O público poderá assistir a uma releitura da lenda da Iara por meio da dança clássica e a uma linha do tempo dos afrodescendentes no Brasil, interpretada em dança contemporânea.

O projeto Africanidades é uma realização da ETMDIRS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Prefeitura de Santos. A iniciativa reforça o compromisso com a valorização da diversidade, o combate ao racismo e o fortalecimento da cidadania por meio da arte.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!