A equipe da Fiscalização do Comércio, em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar e a Neoenergia, realizou, nesta quarta-feira (5), uma força-tarefa para verificar documentações e condições de funcionamento de estabelecimentos de reciclagem e ferros-velhos em Itanhaém. O objetivo da ação foi coibir a compra e o armazenamento de fios e materiais oriundos de furtos.
Durante a operação, foram identificadas diversas irregularidades, resultando na apreensão de materiais suspeitos e na intensificação das medidas de combate a esse tipo de crime. A iniciativa reforça o compromisso das autoridades locais em combater o furto de cabos, que afeta diretamente a segurança e a qualidade dos serviços públicos.
Além da fiscalização, foi discutida a implementação de um horário unificado de fechamento para os ferros-velhos regulamentados, com o intuito de facilitar a identificação de locais suspeitos de comercialização de materiais furtados. Essa medida visa dificultar a atuação de estabelecimentos irregulares e fortalecer o controle sobre o setor.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pierre Musacchio, destacou a importância da ação e do trabalho conjunto para combater os furtos de cabos na região. “Essa era uma operação que já queríamos realizar há algum tempo. Nos reunimos para apertar o cerco aos ferros-velhos. Só roubam porque tem onde vender. Estamos fiscalizando quem trabalha corretamente e apertando o cerco para encontrar os que estão irregulares e, assim, conseguir fechar esses estabelecimentos. Também vamos sugerir um horário unificado de fechamento para os que operam legalmente, facilitando a identificação dos pontos de venda de materiais furtados. A operação foi um sucesso, conseguimos apreensões, identificamos a origem dos materiais furtados e mostramos que, unidos, podemos inibir esses furtos em Itanhaém”, afirmou.
Com resultados expressivos, a força-tarefa reforça a necessidade da fiscalização contínua e da colaboração entre diferentes órgãos para combater a criminalidade e promover a segurança da população.