“Homem Sim, Consciente Também”: Programa da Polícia Civil de Cubatão Transforma a Vida de 450 Homens

0

Uma iniciativa pioneira da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Cubatão-SP vem mudando o rumo de vidas e promovendo conscientização sobre violência de gênero. O programa “Homem Sim, Consciente Também” (HSCT), lançado há sete anos, já impactou 450 homens com históricos de comportamentos violentos. A ação busca a redução de feminicídios e da violência de gênero, representando uma das muitas iniciativas voluntárias realizadas pela Polícia Civil de São Paulo em prol da proteção social, segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).

O público do programa é formado por homens identificados em Boletins de Ocorrência (BOs) ou encaminhados por ordem judicial devido a processos relacionados à violência doméstica. Em encontros conduzidos por uma equipe multidisciplinar – composta por assistentes sociais, psicólogos, advogados e outros especialistas – os participantes recebem orientações sobre temas como a Lei Maria da Penha, tipos de agressão, saúde, dependência química, entre outros.

Transformação por meio da conscientização

A delegada Mayla Ferreira Hadid, titular da DDM de Cubatão e coordenadora do programa, enfatiza a importância de oferecer um espaço de reflexão e autoconhecimento aos participantes:

“Os homens têm a ideia de que pedir ajuda é sinal de fraqueza, quando não é! Estamos aqui para proporcionar um ambiente de diálogo e aprendizado, para que eles superem comportamentos nocivos e enraizados, como o machismo e o preconceito. O programa tem apresentado bons resultados desde sua criação”, afirma.

Para Mayla, incluir o público masculino em políticas públicas é essencial no combate à violência contra a mulher:

“Se queremos uma sociedade mais consciente com relação à violência contra a mulher, não podemos excluir os homens dessas discussões e ações preventivas”, complementa.

Resultados que inspiram

Inspirado em uma iniciativa similar criada em Diadema-SP, em 2015, pelo programa já passaram 450 homens, sendo que a maioria aceitou participar de forma voluntária. A turma mais recente, com 25 integrantes, concluiu o ciclo de seis encontros no segundo semestre de 2024. Um novo grupo será formado no primeiro semestre de 2025.

Os resultados do HSCT são reconhecidos pelos próprios participantes. Uma pesquisa revelou que 100% deles consideram o programa positivo, sendo que 72% deram nota máxima à ação e 28% manifestaram interesse em receber atendimento psicológico.

Reconhecimento do impacto social

Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp, elogia o programa como exemplo do papel social desempenhado pela Polícia Civil:

“A Polícia Civil paulista vai além de suas atribuições cotidianas, como investigações e inquéritos. Com iniciativas como o HSCT, mostramos o compromisso com a prevenção e a proteção social, ações que merecem visibilidade e reconhecimento pela sociedade”, destaca.

Com um histórico de sucesso e engajamento, o programa “Homem Sim, Consciente Também” segue como referência no enfrentamento à violência de gênero, promovendo conscientização e mudança de comportamento. A próxima etapa está marcada para 2025, reafirmando o compromisso com uma sociedade mais justa e livre de violência.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!