A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Urbanismo, registrou uma economia expressiva aos cofres públicos com a implantação da plataforma Aprova Digital. De acordo com levantamento realizado pelo órgão, a digitalização dos processos resultou em uma redução de custos de R$ 480.484,88 somente neste ano, reforçando o impacto positivo da tecnologia na gestão pública.
O cálculo levou em conta diversos fatores que deixaram de gerar despesas com a digitalização, como aquisição de materiais, logística interna, atendimento presencial, infraestrutura de impressão, arquivamento físico, espaço ocupado, além da redução de impactos ambientais e otimização do tempo dos servidores. Com a modernização, foram liberadas 3.232 horas de trabalho que antes seriam dedicadas à execução manual dos processos.
Somente em 2024, já foram digitalizados 2.424 processos físicos. Segundo o secretário de Urbanismo, Marcelo Gomes, a análise teve como objetivo revelar os custos invisíveis da tramitação física. “Esses custos muitas vezes não são registrados de forma direta no orçamento, mas geram um impacto significativo no dia a dia da administração pública”, afirmou.
Plataforma Aprova Digital: mais agilidade e transparência
Lançada em 2023, a plataforma Aprova Digital revolucionou a forma como os cidadãos solicitam e acompanham a análise e aprovação de projetos de construção civil na cidade. O sistema substituiu os requerimentos físicos por formulários digitais, que podem ser preenchidos via computador ou celular, 24 horas por dia, garantindo mais praticidade, transparência e rapidez nos trâmites.
Antes, pedidos que demoravam meses para serem processados agora são analisados em poucos dias. Além disso, todo o andamento pode ser acompanhado on-line pelo responsável técnico da obra. A digitalização desburocratizou a concessão de alvarás de licença para construções e reformas, garantindo não apenas economia aos cofres públicos, mas também novos investimentos e mais eficiência para a cidade.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Itanhaém reforça seu compromisso com a modernização, sustentabilidade e melhoria contínua na gestão pública, gerando benefícios diretos para a população e para o meio ambiente.


