O ex-prefeito de Santo André-SP, Paulo Serra (PSDB), aparece com destaque no mais recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta semana. O tucano figura entre os nomes mais lembrados para a disputa pelo Governo do Estado de São Paulo em 2026, sendo citado em todos os sete cenários analisados.
Em uma das simulações estimuladas, Serra atinge 3% das intenções de voto dos paulistas. Já o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera com 37,8%. O desempenho do ex-prefeito ganha ainda mais força em cenários sem Tarcísio, considerado possível pré-candidato à Presidência da República em 2026. Nestas simulações, Paulo Serra chega a pontuar entre 5,1% e 6,5%, fazendo frente a nomes de peso como Geraldo Alckmin (PSB), Alexandre Padilha (PT), Márcio França (PSB) e Pablo Marçal (PRTB).
Com a inelegibilidade de Marçal – definida há pouco mais de um mês pela Justiça Eleitoral – o desempenho de Serra dispara, chegando a empatar tecnicamente com Padilha, um dos favoritos dentro do PT.
Reconhecimento regional
A crescente lembrança de Paulo Serra no cenário estadual é vista como reflexo de sua gestão à frente da Prefeitura de Santo André, onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos e encerrou o ciclo com 80,1% de aprovação, segundo pesquisa do próprio Instituto Paraná, realizada em dezembro de 2024.
“Fico extremamente honrado com o reconhecimento dos paulistas que, certamente, acompanharam os oito anos de nossa gestão disruptiva em Santo André. Entregamos resultados na Saúde e na Educação, estruturamos a Segurança Pública e modernizamos a Infraestrutura Urbana, com respeito ao dinheiro público e foco na eficiência”, destacou Serra.
Atualmente, ele preside a Executiva Estadual do PSDB em São Paulo e é casado com a deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania-SP).
Experiência e formação
Economista formado pela USP e também graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Serra possui especialização em Administração Pública e atua como professor universitário. Nos próximos meses, ele deve embarcar para os Estados Unidos, onde estudará Gestão Pública em Harvard.
Sua trajetória política inclui dois mandatos como vereador, passagem como secretário municipal e a presidência, por três vezes, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Em 2024, Serra elegeu seu sucessor em Santo André, Gilvan Júnior (PSDB), mantendo o grupo tucano no comando do município.
Sobre o levantamento
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de fevereiro de 2025, com 1.650 eleitores de 86 municípios paulistas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.
A íntegra da pesquisa pode ser acessada no site oficial do Paraná Pesquisas:
🔗 paranapesquisas.com.br
Com um currículo consistente e aprovação consolidada, Paulo Serra surge como uma figura em ascensão no cenário político estadual — e deve ser um dos protagonistas nas articulações até 2026.