A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (23), um dos líderes de uma facção criminosa atuante na Baixada Santista, acusado de envolvimento no tráfico internacional de drogas. A captura ocorreu no bairro Vila Caiçara, em Praia Grande, litoral sul de São Paulo, após um ano de investigações realizadas pelo Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 6 (Deinter 6), por meio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Itanhaém, com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE).
O homem, de 38 anos, estava foragido desde julho deste ano, após ser condenado a oito anos de prisão por tráfico de drogas. Em 2019, ele havia sido preso com uma tonelada de cocaína. Além da prisão, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão, recolhendo celulares, documentos e relógios no local.
As investigações apontam que o preso fazia parte de uma célula criminosa especializada na lavagem de dinheiro do tráfico, operando por meio de empresas de fachada espalhadas por outros estados do Brasil. Até o momento, a polícia já identificou cerca de R$ 3 milhões movimentados por essas empresas.
O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande, e o detido permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros envolvidos na organização criminosa