Professor de Educação Física Transforma Vidas com Teatro na Rede Pública

0

Desde 2022, o professor de Educação Física Alexandre Monteiro de Barros tem promovido uma verdadeira transformação na vida de centenas de alunos da rede pública de ensino através do projeto “Teatro Arte e Realidade”. Com ensaios realizados nas escolas municipais, a iniciativa já impactou quase 300 estudantes, resultando na produção de 12 peças teatrais e 14 apresentações públicas.

O projeto já passou por diversas unidades escolares, incluindo a EM Bernardino de Souza Pereira (Corumbá), EM Osmar Rodrigues (Gaivota), EM Dalva Dati Ruivo (Suarão), EM Maria Conceição Luz (São Fernando) e EM Harry Forssell (Oásis). Segundo o professor Alexandre, os ensaios são realizados nos minutos finais de suas aulas, aproveitando o tempo para ensinar e inspirar os jovens.

“É muito gratificante ver alunos que antes não queriam estudar, frequentar a escola ou que enfrentavam problemas como a depressão, voltarem para o ambiente escolar motivados pelo teatro. Isso me dá força para continuar. Muitos pais me procuram para falar sobre a transformação que seus filhos tiveram”, compartilha Alexandre.

O impacto do trabalho foi amplamente reconhecido quando um grupo de alunos do Ensino Fundamental II (7º ao 9º ano) da EM Harry Forssell foi selecionado para participar do 2º Festival de Teatro de Praia Grande, na categoria Cena. A peça “Você Estava Lá”, apresentada no Palácio das Artes, foi a única do festival com participação de uma escola da rede pública, competindo ao lado de companhias teatrais da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

Para a aluna do 7º ano, Isabela Vitória da Silva Espindola, a experiência foi marcante. “Foi tudo muito interessante, porque fomos a única escola pública a se apresentar. Para mim, foi uma oportunidade única. Fomos bem recebidos e foi uma experiência incrível”, declarou. Ela ainda destacou como o teatro mudou sua vida: “Me ajudou a ter mais foco e responsabilidade. Nunca imaginei participar de tantas apresentações em lugares diferentes, como praças e teatros. Foi muito especial e espero que o projeto continue no ano que vem.”

O elenco da peça contou com a participação de Ray Suriano Novaes, Mayra Teixeira da Silva, Adriel Roque Ribeiro, Kauan Reis Amâncio, Isabela Vitória da Silva Espindola, Geovanna Marcelle Mello Zanardo e Rebeca Ribas Amorim.

Com iniciativas como o “Teatro Arte e Realidade”, a escola deixa de ser apenas um local de ensino e se torna um verdadeiro espaço de inclusão, desenvolvimento pessoal e transformação social. O projeto continua a demonstrar como a arte pode mudar vidas, inspirar sonhos e construir um futuro melhor.

 

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!