Receita Federal realiza maior apreensão de cocaína do ano no Porto de Santos

0

A Receita Federal, em operação conjunta com a Polícia Federal, interceptou 1,2 tonelada de cocaína no Porto de Santos nesta segunda-feira (21). A droga estava escondida entre 24 toneladas de sucata metálica, destinada ao porto de Málaga, na Espanha. Esta foi a maior apreensão de entorpecentes no porto santista em 2024 até o momento, reforçando o alerta para o tráfico internacional de drogas na região.

A apreensão foi realizada durante uma inspeção de rotina utilizando novos sistemas de gestão de riscos da Receita Federal, que possibilitaram a seleção e o bloqueio da carga. O uso de cães farejadores e análises detalhadas de imagens de escâneres também foram fundamentais para identificar o entorpecente camuflado. A tentativa de esconder a cocaína em meio à sucata demonstra o nível de sofisticação das organizações criminosas na tentativa de driblar a fiscalização das autoridades portuárias.

Após a localização da droga, a Polícia Federal conduziu a apreensão e a perícia no local. O inquérito policial foi instaurado pela Delegacia da Polícia Federal em Santos para investigar a materialidade e autoria do crime. As primeiras investigações indicam que o tráfico internacional de drogas via contêineres continua sendo um dos maiores desafios das autoridades, especialmente em grandes portos como o de Santos, que se destaca como um dos principais corredores de exportação da América Latina.

Essa apreensão representa um duro golpe nas atividades do narcotráfico. O porto de Santos, por sua importância logística e movimentação de mercadorias, é frequentemente alvo de quadrilhas especializadas no envio de drogas para a Europa e outros continentes. Apesar de ninguém ter sido preso até o momento, as investigações da Polícia Federal buscam identificar os responsáveis pela operação criminosa.

O Brasil tem intensificado suas ações de combate ao tráfico internacional de drogas, especialmente em portos e aeroportos, considerados pontos críticos para a saída de drogas do país. Operações integradas, como essa realizada em Santos, são essenciais para desmantelar as redes criminosas e minimizar o impacto do tráfico global. O volume de drogas apreendido este ano já coloca 2024 como um dos anos de maior combate ao tráfico no país.

A apreensão foi considerada um sucesso pelas autoridades, que destacam a importância de tecnologias avançadas e do trabalho de inteligência na seleção de cargas suspeitas. As autoridades também alertam que operações dessa magnitude devem ser cada vez mais frequentes, já que o tráfico de drogas utiliza novas estratégias para tentar burlar a fiscalização.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!