Cubatão intensifica ações de combate às arboviroses com a chegada do verão

0

Com a proximidade do verão, a Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica os preparativos para enfrentar o aumento de doenças causadas por arbovírus, especialmente a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Na última quinta-feira (7), a ‘Sala de Situação de Arboviroses’ reuniu-se no Centro de Ensino Municipal de Educação a Distância (Cemead) para planejar as ações de controle. O encontro foi mediado por Andreia Quitéria Mota e Rosângela Chad, líderes dos serviços de Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses, respectivamente.

A reunião contou com a presença de representantes de várias unidades de saúde locais, como o Pronto-Socorro Central, a UPA e o Hospital Municipal de Cubatão, além de técnicos do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) e profissionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Segundo Andreia Quitéria, o objetivo do encontro foi discutir, de forma intersecretarial, as estratégias de cada setor para controlar a proliferação dos mosquitos e aprimorar as ações de prevenção.

A chegada das chuvas de verão agrava o cenário, já que o acúmulo de água em locais como terrenos baldios e recipientes, mesmo os pequenos, se torna um ambiente favorável para a reprodução do mosquito. Por isso, a SMS reforça a importância da colaboração da população para evitar o acúmulo de água parada e se engajar em práticas preventivas, como a limpeza de quintais e o descarte correto de materiais que possam acumular água.

Durante a reunião, cada setor expôs seus desafios e discutiu a necessidade de notificação dos casos suspeitos e confirmados de arboviroses, como uma forma de monitorar o avanço da doença em cada bairro. “A notificação é essencial para que possamos identificar rapidamente os focos e intensificar as ações onde há maior incidência”, ressaltaram os participantes.

A representante do CCD anunciou que, entre os dias 11 e 16 de novembro, será realizada a “Semana Estadual de Mobilização Contra as Arboviroses”. Em Cubatão, o Serviço de Controle de Zoonoses planeja atividades educativas e um pedágio de conscientização para alertar a população sobre a importância da prevenção, enfatizando que a luta contra as arboviroses depende do esforço conjunto entre poder público e comunidade.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!