Nas duas últimas semanas (de 20 de fevereiro a 6 de março), as unidades de Saúde de Cubatão aplicaram 689 doses da vacina contra a dengue. Com isso, a cobertura vacinal em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos subiu de 44,72% para 53,52%, conforme os dados do Painel LocalizaSUS. Esse foi o maior crescimento registrado desde o início da campanha de vacinação.
Números da vacinação
De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SVE), até o dia 6 de março, foram aplicadas 4.187 doses do imunizante, sendo:
- 3.122 primeiras doses;
- 1.064 segundas doses.
No período entre 27/2 e 6/3, foram aplicadas 276 doses, enquanto de 20/2 a 26/2, o número foi de 413 doses. A população-alvo da campanha é de 7.822 pessoas na faixa etária de 10 a 14 anos.
Antes desse período, a cobertura vacinal crescia apenas 0,5% a cada duas semanas. O secretário de Saúde de Cubatão, Márcio Oliveira, atribui o aumento significativo às ações de conscientização, à ampliação da oferta do imunizante e à preocupação gerada pelas notícias de aumento de casos em outras regiões do Brasil.
“Estamos sempre dispostos a atender a imprensa para falar sobre a situação da dengue, mesmo com um cenário relativamente calmo em nossa cidade. Mas ainda não estamos contentes. Nosso objetivo é seguir aumentando a cobertura, principalmente a da segunda dose, que ainda é baixa”, afirma o secretário.
Importância da vacinação
Dados do Ministério da Saúde apontam que a faixa etária de 10 a 14 anos é a que apresenta maior risco de hospitalização por dengue, depois dos idosos. Apesar dos avanços na cobertura vacinal, o secretário de Saúde reforça a necessidade de ampliação da adesão ao imunizante.
A vacina contra a dengue e as demais do Plano Nacional de Imunização (PNI) estão disponíveis em 15 unidades de Saúde de Cubatão, das 9h às 16h. Os endereços podem ser consultados no link:
📌 Quadro de vacinas 2025
Boletim epidemiológico
🔹 Dengue:
- 4 casos confirmados em 2025;
- 41 casos descartados (anteriormente 40);
- 32 notificações aguardam resultado.
Os 4 casos confirmados envolvem homens adultos, sendo:
- 2 moradores da Vila Nova;
- 1 morador do Jardim Casqueiro;
- 1 morador da Vila Esperança.
🔹 Chikungunya:
- Nenhum caso confirmado;
- 13 notificações (6 casos descartados, os demais em análise).
🔹 Zika Vírus:
- Nenhuma notificação registrada.
Devido ao feriado de Carnaval, não houve atualização dos números de notificações na quinta-feira (6 de março). O último boletim completo, de 27 de fevereiro, registrava os mesmos 4 casos confirmados de dengue.
Convocação para a vacinação
A Secretaria de Saúde de Cubatão segue convocando a população para a vacinação contra a dengue, principalmente para completar o esquema de duas doses. O imunizante continua disponível nas 15 unidades de Saúde, e é essencial para reduzir a gravidade da doença e evitar hospitalizações.
📌 Para mais informações, acesse o site oficial da Prefeitura de Cubatão.