Um homem de 41 anos, procurado pela Justiça do Rio Grande do Sul, foi capturado pela Polícia Militar na manhã da última terça-feira (18), em Guarujá, no litoral de São Paulo. Marcos Orlando Teixeira Gonçalves, apontado como chefe de uma facção criminosa, estava foragido desde 2022, quando não retornou de uma saída temporária do sistema prisional.
Marcos foi localizado dentro de um carro de aplicativo na Avenida Helena Maria, no bairro Jardim Primavera. Ao ser abordado pelos policiais, ele apresentou um documento falso, mas acabou confessando sua verdadeira identidade. Ele foi conduzido à Delegacia Sede de Guarujá, onde teve sua prisão confirmada.
Com passagens por homicídio e roubo, Marcos é o principal suspeito de ter assassinado duas idosas na cidade de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, logo após sua fuga. Em 2003, ele foi preso e passou a cumprir pena no sistema prisional gaúcho. No momento da fuga, ele estava em regime semiaberto, utilizando tornozeleira eletrônica, no Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 5ª Região Penitenciária, em Pelotas (RS). A fuga ocorreu em abril de 2022.
Após ser detido em Guarujá, o foragido passou por audiência de custódia e foi transferido de volta ao Rio Grande do Sul, onde permanece à disposição da Justiça.