Alexandre Sartorato embarca em sua 2ª Volta ao Mundo com apoio oficial de Cubatão

0

Neste sábado (22), o ultramaratonista e servidor público Alexandre Sartorato, natural de Cubatão, partiu rumo a mais uma jornada histórica: a 2ª Volta ao Mundo, correndo uma ultramaratona por dia. A largada simbólica será em Gizé, no Egito, próximo às famosas Pirâmides, onde ele inicia mais uma façanha que promete durar entre 150 e 200 dias, atravessando 30 países, cinco continentes, enfrentando 13 idiomas diferentes e temperaturas extremas — de 50°C no deserto a -20°C nas regiões geladas do planeta.

Antes da partida, Sartorato esteve no gabinete do prefeito César Nascimento, onde foi firmado o Termo de Autorização de apoio oficial da Prefeitura de Cubatão à expedição. O atleta recebeu das mãos do prefeito as bandeiras de Cubatão e do Brasil, que levará em sua bagagem como símbolo de orgulho e representação do país e de sua cidade natal. O ato contou com a presença de vereadores e secretários municipais.

“Mais uma vez, Sartorato levará o nome de Cubatão ao cenário internacional, rompendo fronteiras e servindo de inspiração para muitos, principalmente as crianças. Um verdadeiro exemplo de superação e orgulho para a nossa cidade e para o Brasil”, afirmou o prefeito César.

Uma missão que vai além do esporte

A jornada de Sartorato não é apenas atlética. Com forte impacto social, o ultramaratonista utiliza seus desafios para dar visibilidade a causas urgentes, como o combate à fome, à miséria e ao racismo. Sua nova Volta ao Mundo será registrada em um documentário cinematográfico, com apoio do Instituto João Cláudio, que mostrará ao mundo sua trajetória de superação e seu legado inspirador.

“Me sinto preparado. Foram cinco anos de planejamento e escolhi o Egito por seu simbolismo histórico. Pretendo concluir o trajeto em até 180 dias, mas tudo depende das circunstâncias ao longo do caminho”, declarou Sartorato.

Uma vida de superações

Desde 2020, Sartorato tem realizado desafios simulados como preparação, sempre com foco em causas sociais. Ele correu:

  • De Cananéia (SP) a Paraty (RJ) em apoio ao Natal Solidário

  • 1.000 km na esteira em 9 dias para promover diversas iniciativas

  • Atravessou o litoral de Santa Catarina em prol dos Médicos Sem Fronteiras

  • Correu 850 km em uma semana na esteira em apoio às Aldeias Infantis SOS

Sua 1ª Volta ao Mundo já o havia colocado no livro dos feitos inéditos do esporte: percorreu cerca de 100 km por dia, consumindo 2 mil litros de água, 42 pares de tênis, mais de 100 kg de macarrão e 600 litros de refrigerante, em uma jornada de resistência física e mental.

Antes disso, cruzou o Brasil do Oiapoque ao Chuí (5.330 km em 61 dias), apoiando o movimento “Amanhã sem Câncer”, do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Sartorato é um símbolo de resiliência e inspiração global, unindo esporte, causas sociais e amor à sua cidade. Com o apoio da Prefeitura de Cubatão, ele parte mais uma vez para romper barreiras, unir continentes e inspirar o mundo inteiro com seus passos.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!