O projeto de concessão das travessias litorâneas do Governo do Estado de São Paulo promete revolucionar o transporte aquaviário da Baixada Santista e outras regiões do estado. O plano prevê a substituição das atuais balsas movidas a diesel por 44 novas embarcações e quatro conjuntos de balsas-empurradores, com foco na conversão para propulsão elétrica, onde a infraestrutura permitir. Além de melhorar a eficiência na mobilidade, a iniciativa tem como objetivo a redução de emissões de carbono, trazendo benefícios ambientais e sociais.
De acordo com Edgard Benozatti, presidente da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), as 48 novas embarcações entrarão em operação até o sexto ano do contrato de parceria público-privada (PPP), com os serviços sendo assumidos pela iniciativa privada já em 2026.
“No primeiro ano de concessão, já observaremos melhorias na qualidade. O parceiro privado investirá na modernização, garantindo um salto no paradigma de qualidade com a substituição por motorização elétrica. Isso representa uma potencial redução de 18 mil toneladas de gás carbônico por ano apenas nas travessias litorâneas”, destacou Benozatti.
Abrangência do Projeto
O sistema de travessias, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP), cobre 14 travessias em cinco regiões de operação no estado de São Paulo, incluindo:
- Litoral Norte: São Sebastião-Ilhabela;
- Litoral Centro: Santos-Vicente de Carvalho, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá;
- Litoral Sul: Cananéia-Continente, Cananéia-Ilha Comprida, Cananéia-Ariri, Iguape-Juréia;
- Região Metropolitana de São Paulo: Bororé-Grajaú, Taquecetuba-Bororé e João Basso-Taquecetuba;
- Paraibuna: Porto Paraitinga, Porto Natividade da Serra e Porto Varginha.
Sustentabilidade e Qualidade de Serviço
O investimento de mais de R$ 1 bilhão garantirá a modernização do sistema, incluindo novos terminais de passageiros, ampliação de flutuantes e melhorias estruturais. A padronização da frota será adaptada à demanda de cada travessia, com embarcações maiores para locais com maior fluxo e menores para travessias menos movimentadas, mas com maior frequência.
O projeto busca oferecer melhorias como conforto aos usuários, redução de filas, maior consistência nos horários de partida e maior segurança. “O concessionário será avaliado com base em indicadores de qualidade, assegurando o mesmo padrão de excelência em todas as regiões”, afirmou Benozatti.
Atualmente, o sistema atende cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente. Com a modernização, espera-se não apenas sustentar essa demanda, mas também impulsionar a eficiência operacional e reduzir impactos ambientais.
Próximos Passos
As audiências públicas sobre o projeto foram realizadas em dezembro, incluindo uma presencial em Santos. O edital está previsto para o primeiro semestre de 2025, com o leilão e a assinatura do contrato previstos para o segundo semestre. A concessão, no modelo PPP, terá duração de 20 anos e será responsável por todas as travessias do estado.
Sobre o PPI-SP
O Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) visa atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e ambiental. Com 29 projetos qualificados e uma carteira de R$ 494 bilhões, o programa está transformando a infraestrutura paulista, beneficiando milhões de pessoas.
Para mais informações sobre o projeto das travessias hídricas, acesse: www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br.