O Governo de São Paulo e o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), formalizaram, nesta quarta-feira (12), o convênio que viabiliza a construção do Túnel Imerso Santos-Guarujá. Com isso, o edital contendo os documentos do projeto será publicado no dia 27 de fevereiro, enquanto o leilão está previsto para ocorrer em 1º de agosto.
Com investimento de R$ 6 bilhões, esta será a primeira infraestrutura do tipo no Brasil e o maior túnel submerso da América Latina. A obra trará maior segurança e agilidade na travessia entre Santos e Guarujá, beneficiando milhares de pessoas diariamente. O projeto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e é considerada a maior obra de infraestrutura do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Este é um projeto aguardado há décadas pela população da Baixada Santista. O túnel imerso vai reduzir as filas das balsas, melhorar a mobilidade urbana e garantir eficiência logística para o Porto de Santos, fortalecendo a economia da região”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
O projeto executivo foi elaborado pelo Governo de São Paulo e atende a uma demanda histórica da Baixada Santista. Atualmente, mais de 21 mil veículos realizam a travessia diariamente utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Com a nova estrutura, o percurso será feito em poucos minutos, reduzindo filas e otimizando o fluxo logístico do Porto de Santos.
“Estamos tirando do papel uma obra aguardada há quase cem anos pelos moradores da região. Além de fundamental para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida das pessoas que precisam se deslocar na Baixada Santista, o túnel vai ajudar no escoamento da produção do Porto de Santos, no sentido de contribuir para a segregação do tráfego portuário do urbano. Além disso, vai fortalecer a infraestrutura portuária e ajudar cada vez mais na geração de emprego e renda do país”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Toda a estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos. O projeto prevê três faixas de rolamento por sentido, com uma delas dedicada à passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O túnel também contará com espaço para travessia de pedestres e ciclistas, garantindo inclusão e acessibilidade.
A construção do Túnel Imerso Santos-Guarujá é fruto de uma parceria entre o Governo de São Paulo e o Ministério de Portos e Aeroportos, com participação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos (APS). A iniciativa representa um avanço significativo para a mobilidade e logística da região, trazendo melhorias para moradores, trabalhadores e para o setor econômico do país.