Guarda Civil Municipal de Cubatão promove inspetores e subinspetores

0

A Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCMC) passa a contar, a partir deste sábado (1º), com quatro cargos de inspetores e sete de subinspetores em seu quadro efetivo. As portarias de nomeação foram entregues aos 11 guardas-civis promovidos durante um ato realizado na manhã desta quarta-feira (27), no Gabinete do prefeito. A iniciativa foi celebrada pelo prefeito César Nascimento e pelo secretário de Segurança Pública e Cidadania, Aparecido Amaral.

Reconhecimento e Valorização Profissional

“A medida tem previsão legal e chega como reconhecimento do trabalho que a GCM realiza por toda a cidade, contribuindo para a proteção do munícipe e transmitindo sensação de segurança à população”, destacou o prefeito César Nascimento.

Entre os promovidos, duas mulheres passaram a ocupar cargos de liderança. Todos os servidores promovidos são concursados. Para o secretário Aparecido Amaral, a medida é também um reflexo da valorização profissional dentro da categoria. “Cubatão avança na prestação de serviços de segurança pública com mais qualidade, ao ter lideranças estruturadas para a condução dos trabalhos”, afirmou.

Fortalecimento da Atuação da GCM

Com a implantação dos novos cargos, a GCMC fortalece seu atendimento 24 horas. Segundo o comandante da GCM, Ricardo Alcaraz, agora haverá um inspetor em cada plantão, além de um subinspetor para apoiar o gerenciamento das ocorrências diárias, inclusive garantindo a cobertura de folga dos inspetores. “Durante todos os eventos de Carnaval, a GCM já estará operando com esse novo formato de escala, garantindo um profissional responsável em todos os plantões”, acrescentou.

Apoio às Mulheres Durante o Carnaval

Coincidindo com o mês da Mulher, a segurança durante o Carnaval contará com reforço especial. Em cada bloco carnavalesco haverá uma viatura da GCM, com o apoio da Polícia Militar.

Haverá também uma tenda de atendimento exclusivo às mulheres, onde a Patrulha Guardiã Maria da Penha estará presente para acolher e atender qualquer caso de assédio ou violência. Mulheres que se sentirem ofendidas ou ameaçadas poderão acionar a GCM pelo telefone de emergência 153.

Projeto Guardiã Maria da Penha

Criado pelo decreto municipal 11.868, o Projeto Guardiã Maria da Penha visa prevenir e combater diferentes formas de violência contra a mulher. Os guardas-civis desta patrulha monitoram o cumprimento das medidas protetivas e realizam acolhimento humanizado às vítimas, por meio de visitas periódicas. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSPC) com a Promotoria de Justiça de Cubatão.

Com essas medidas, a GCMC busca fortalecer ainda mais sua atuação na segurança pública e garantir maior proteção aos munícipes.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!