Itanhaém foi destaque na última terça-feira (12), ao receber o Prêmio Luiza Matida por alcançar os indicadores de Boas Práticas na Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis. A premiação ocorreu durante a 9ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita, em São Paulo.
O município foi o único da Baixada Santista a atingir os critérios exigidos, integrando a lista de 201 cidades paulistas reconhecidas pelo compromisso com a saúde pública e a prevenção da sífilis congênita.
Reconhecimento do esforço coletivo
De acordo com a coordenadora técnica do Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), Marinna Ciconetti, o prêmio é fruto do trabalho integrado entre profissionais da saúde e a comunidade.
“A Sífilis Congênita é um dos maiores desafios que enfrentamos não só em Itanhaém, mas em todo o Brasil. Esse prêmio representa o esforço dos profissionais do nosso município em trabalhar a prevenção, a conscientização, o diagnóstico e o tratamento, tanto de gestantes e parceiros, como da população geral. Aproveito e lembro a todos: sífilis tem tratamento e cura. É uma doença em grande parte silenciosa, então façam o teste”, reforçou.
Critérios avaliados
A certificação foi baseada nos seguintes indicadores, alinhados às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS):
- Taxa de incidência de sífilis congênita;
- Percentual de casos de sífilis congênita em relação aos casos de sífilis em gestantes;
- Cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal;
- Tratamento adequado de gestantes diagnosticadas com sífilis.
Sobre o CINI
O Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) desempenha um papel central na prevenção e tratamento de doenças infectocontagiosas, como hepatites, AIDS, sífilis, hanseníase e tuberculose. O serviço oferece testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribui medicamentos gratuitos.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e o telefone para contato é (13) 3426-3350.
Semana Paulista: compromisso com a saúde pública
A Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita tem como objetivo discutir estratégias para combater a sífilis congênita no estado de São Paulo. Durante o evento, são apresentadas iniciativas de sucesso e reforçado o compromisso com a eliminação desse agravo como um problema de saúde pública.
Itanhaém celebra essa conquista como um reflexo do empenho em oferecer saúde de qualidade à população e reafirma a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para a eliminação da sífilis congênita.