Novembro Azul 2024: 15 Anos de Cuidado Integral à Saúde Masculina com Foco na Saúde Sexual e Reprodutiva

0

Neste Novembro Azul, em que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) comemora 15 anos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná reforça a importância de uma abordagem abrangente para o cuidado masculino. Com o tema da Saúde Sexual e Reprodutiva guiando as ações deste ano, o Ministério da Saúde busca ampliar o acesso dos homens às iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo uma visão mais inclusiva e responsável da saúde masculina.

A campanha deste ano prioriza a conscientização sobre as alternativas disponíveis para saúde sexual e reprodutiva, como os testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), disponibilizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Ao trabalhar com os homens para desconstruir os padrões tradicionais de masculinidade e promover uma visão mais saudável e respeitosa da sexualidade, os profissionais de saúde contribuem para a construção de relações mais equitativas e satisfatórias para todos”, explica Rejane Cristina Teixeira Tabuti, chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças Crônicas e Tabagismo da Sesa.

Além das ISTs, a Sesa destaca a importância da prevenção de doenças crônicas e o combate ao tabagismo. Dados revelam que, de janeiro a setembro de 2024, houve mais de 1,4 milhão de atendimentos de hipertensão arterial na Atenção Primária à Saúde (APS) do Paraná, além de 718.200 para diabetes e 529.799 para saúde mental. Esses números refletem a demanda crescente por atendimentos que vão além das necessidades emergenciais, reforçando a importância de ações preventivas, como vacinação e monitoramento de condições crônicas.

O SUS ainda disponibiliza gratuitamente os testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultados rápidos e taxa de precisão superior a 95%. Essa acessibilidade facilita diagnósticos e tratamentos precoces, reduzindo a mortalidade associada a doenças crônicas e infecciosas. A mortalidade masculina continua alta no Paraná, onde doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes e câncer, como o de pulmão, estão entre as principais causas de óbitos entre os homens de 20 a 59 anos.

Neste mês, a Sesa chama atenção para a importância da saúde integral masculina e reforça o compromisso com uma visão de cuidado que abrange tanto os aspectos físicos quanto os psicológicos, promovendo uma saúde equilibrada para toda a população masculina.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!