Santos, no litoral paulista, sedia a segunda edição do Petiscaria – Festival Santista de Petiscos, que começou em 23 de outubro e segue até 23 de novembro. Vinte e cinco estabelecimentos da cidade participam da disputa pelo título de “Melhor Petisco Santista 2025”. O público está convidado a degustar, avaliar e eleger o vencedor.
O festival, uma iniciativa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores), tem como objetivo promover a culinária local com receitas inovadoras.
A escolha do melhor petisco será feita por meio do voto popular, com avaliações registradas através de QR Codes disponíveis nos estabelecimentos participantes. Um júri especializado também avaliará os petiscos. Os critérios de avaliação incluem originalidade, sabor, apresentação e custo-benefício. As casas participantes também concorrem nas categorias de Melhor Ambiente e Melhor Atendimento.
O vencedor do título de “Melhor Petisco Santista 2025” será premiado com uma placa, um troféu criado pelo artista Ramon Arzerra, e uma capacitação oferecida pelo Sebrae. Os destaques nas categorias Melhor Ambiente e Melhor Atendimento também receberão troféus, placas e capacitação. A premiação está prevista para dezembro.
Entre os petiscos concorrentes estão o Arancini Santista do Cola na Base, um bolinho de risoto de pupunha com meca e camarão rosa servido sobre farofa de banana, e a Carbonatata do Brisa Estar, batata ao murro frita com molho carbonara. Outras opções incluem bolinho de feijoada, rosbife com cebola, moela de frango, torresmo, bolinho de carne com molho de goiaba, croqueta toscana e arancini de salame e queijo. Há também opções como camarões flambados na cachaça, mini pastel de mignon com gorgonzola, tostadas de alheira com ovo mole, coxinha de pernil sem massa, croqueta de camarão e guacamole. Completam a lista suppli de ossobuco, polenta frita com ragu de ossobuco, bolinho de costela, camarão com Catupiry na massa de abóbora cabotiá, croqueta de rabada, bolinho de ragu de acém com gorgonzola, bolinho de gravlax e brie com parma, costela bovina com mandioca e bolo de carne com ovo caipira.
Fonte: g1.globo.com


