Hoje é um dia dedicado à celebração da inclusão, do respeito e das oportunidades para todas as pessoas com Síndrome de Down. Em Itanhaém, a rede municipal de ensino reforça esse compromisso diariamente, garantindo educação de qualidade para os 45 alunos com a condição, todos inseridos na perspectiva da inclusão.
A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo a mais no par 21, o que pode resultar em características físicas e cognitivas específicas. No entanto, cada pessoa com a síndrome é única em suas habilidades, potencialidades e sonhos — e merece ser valorizada em sua individualidade.
Nathan: Uma História de Superação e Dedicação
Dentre tantas histórias inspiradoras da cidade, destaca-se a trajetória de Nathan Martins Santos, aluno do 6º ano da Escola Municipal Bernardino de Souza Pereira. Nascido em São Paulo, Nathan cursou o Ensino Fundamental I na E.M. Profª Maria da Penha Corrêa Sanches e, agora, inicia uma nova etapa em sua jornada educacional.
Embora seja não verbal, Nathan expressa suas vontades por meio de um tablet e conta com o acolhimento afetuoso dos colegas e de sua profissional de apoio. A professora de Matemática, Jurema do Carmo Silva, relata sua participação ativa: “Ele tem seu caderno e realiza todas as atividades adaptadas, que são preparadas de forma lúdica para facilitar sua compreensão. Nathan adora as aulas de Matemática e todos os dias estuda com dedicação.”
Estrutura e Formação: Pilares da Inclusão
A inclusão em Itanhaém vai além da presença física dos alunos nas salas de aula. A rede municipal conta com 160 profissionais de apoio, capacitados para garantir um ambiente de aprendizado verdadeiramente acessível. A profissional volante da escola, Dione Pires, explica que a Secretaria de Educação oferece treinamentos específicos para atender alunos com deficiência, prestando auxílio em acessibilidade, locomoção, higiene pessoal e até na alimentação, quando necessário.
Para a assessora pedagógica Roberta Gianotti Pereira, todas as atividades escolares são cuidadosamente planejadas de acordo com o plano pedagógico individual de cada aluno. “Isso permite que o aluno participe ativamente do processo de aprendizagem, utilizando diferentes estratégias de ensino”, afirma.
Estímulos Além da Sala de Aula
Diagnosticado com Síndrome de Down no quarto mês de gestação, Nathan também está dentro do espectro autista e recebe múltiplos estímulos desde pequeno. “Sempre o estimulamos e permitimos que ele participe de tudo o que tem vontade”, conta sua mãe, Denilce Martins Santos.
Além da rotina escolar, Nathan participa de diversas atividades promovidas pela Prefeitura, como equoterapia, aulas de surf e, em breve, natação no Complexo Aquático Harry Forssell. Ele também recebe atendimento na Apae, em entidades particulares e no Centro Municipal de Reabilitação (CMR), onde é acompanhado pelo neurologista Dr. Lino Lopes, garantindo uma abordagem integral e personalizada para seu desenvolvimento.
Na escola, Nathan é querido por todos e adora o horário do recreio — tanto que sempre custa a voltar para a sala, segundo seus colegas.
Educação Inclusiva: Um Compromisso de Toda a Cidade
Na rede municipal de Itanhaém, os alunos com Síndrome de Down têm acesso tanto ao ensino regular quanto ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), oferecido no contraturno escolar. A proposta é clara: assegurar que todos tenham acesso ao conhecimento e às oportunidades de forma igualitária.
A história de Nathan é a prova de que um diagnóstico não define o futuro. Com apoio da família, da escola e de profissionais comprometidos, cada criança pode escrever sua própria história de sucesso.
Itanhaém segue firme em seu compromisso de construir uma cidade mais acessível, acolhedora e inclusiva, onde todas as crianças possam crescer, aprender e realizar seus sonhos.