A Operação Verão 2024/2025 chegou ao fim no litoral paulista com resultados expressivos na área da segurança pública. A ação, realizada entre 18 de dezembro e 7 de fevereiro, resultou em uma queda de 27% no número de roubos e um aumento de 28% nas prisões, em comparação com o mesmo período da edição anterior.
Durante a operação, mais de 3 mil policiais militares reforçaram o policiamento em 16 municípios do litoral. Esse contingente representou um aumento de 33% em relação à edição anterior da operação, refletindo diretamente na melhora dos índices de segurança.
Ao todo, foram registrados 1.340 roubos no período, contra 1.856 na operação anterior. Já o número de pessoas detidas saltou de 1.313 para 1.688. Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, os números demonstram o êxito da operação.
“Os números da operação foram um sucesso. É um indicativo de que as vidas das pessoas estão sendo salvas. Os cidadãos que vêm passar suas férias no litoral têm e terão a Polícia Militar como seus guardiões”, declarou o coronel.
Do total de policiais envolvidos na operação, cerca de 2.400 foram deslocados para o litoral sul, atuando nas cidades de Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape, Ilha Comprida e Cananéia.
O restante do efetivo reforçou a segurança no litoral norte, nos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. O patrulhamento contou ainda com o apoio de 377 viaturas e três aeronaves do Comando de Aviação da Polícia Militar.
Segundo o coronel Cássio, a presença reforçada das forças de segurança é essencial durante a temporada:
“A Operação Verão é necessária porque tem um deslocamento de 10 milhões de pessoas para a faixa litorânea do estado de São Paulo. Com esse número, a gente supera cidades que são conhecidas pelo seu grande turismo, como Salvador e Rio de Janeiro.”
Além do policiamento terrestre e aéreo, a ação contou com apoio dos bombeiros militares e mais de 320 guarda-vidas, que atuaram para proteger os banhistas. O resultado foi positivo: mais de 1.500 pessoas foram salvas de afogamento e mais de 583 mil ações de prevenção foram realizadas.
As rodovias que conectam a capital ao litoral também foram fiscalizadas pela Polícia Militar Rodoviária. No período da operação, mais de 15 mil motoristas foram abordados. Foram registradas 169 prisões em flagrante, 110 mandados cumpridos, 8 adolescentes apreendidos, além da apreensão de 19 armas de fogo e cerca de 100 kg de drogas.
Um dos destaques da edição foi a Operação Humanitária Litoral Norte e Litoral Sul, que distribuiu mais de 3,8 mil cestas básicas, brinquedos e outros itens de primeira necessidade para famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação beneficiou cerca de 15 mil pessoas, entre os dias 20 e 23 de dezembro.
Para o major Felipe Neves, da comunicação da Polícia Militar, a Operação Verão vai além da segurança.
“A Polícia Militar cultiva um senso comunitário muito forte. Essa é a nossa principal razão de existir, garantir que a vida comunitária ocorra de um modo harmonioso, de um modo tranquilo. Essa contribuição, esse esforço que nós fizemos foi justamente para reforçar os laços de parceria com a sociedade.”
Com resultados expressivos e uma atuação integrada das forças de segurança, a Operação Verão 2024/2025 reforçou o compromisso da Polícia Militar com a proteção da população e dos visitantes que lotam o litoral paulista durante a alta temporada.
fonte: Agencia São Paulo