A Prova Nacional Docente (PND), aplicada neste domingo, dia 26, apresentou uma questão discursiva que aborda o idadismo como um desafio social e educacional no contexto brasileiro. O idadismo, também conhecido como etarismo, é definido como o preconceito, estereótipo e/ou discriminação contra indivíduos ou grupos em razão da sua idade.
O enunciado da questão, conforme informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destaca a importância de combater estereótipos e práticas discriminatórias baseadas na idade, além de promover a integração entre diferentes gerações no ambiente escolar. O texto base para a questão foi extraído do Relatório Mundial sobre o Idadismo de 2023, produzido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Espera-se que os candidatos elaborem um texto que discorra sobre os efeitos das diferenças entre gerações no contexto escolar. Como parte da solução proposta, os participantes da PND devem apresentar pelo menos uma atividade de combate ao idadismo que promova a integração intergeracional nas unidades de ensino.
Para auxiliar na construção do texto discursivo, os mais de 1,08 milhão de inscritos na prova tiveram acesso a textos motivadores ou de apoio. Entre os materiais disponibilizados, destaca-se o artigo 22 do Estatuto do Idoso, que propõe a inserção de conteúdos sobre envelhecimento e valorização da pessoa idosa nos currículos escolares. Além disso, foi fornecido um trecho da obra “À Sombra Desta Mangueira”, do educador Paulo Freire, que reflete sobre a juventude e a velhice como atitudes diante da vida e da aprendizagem.
A prova, além da questão discursiva, também contou com questões objetivas de formação geral docente e do componente específico das 17 áreas da licenciatura. A parte de formação geral incluiu 30 questões objetivas e a questão discursiva, com temas ligados à formação de um professor. A parte específica apresentou 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo e às habilidades próprias de cada uma das licenciaturas.
A Prova Nacional Docente (PND) não é uma certificação para o exercício da profissão de professor e nem um concurso público. O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, tem o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes de ensino. A prova será realizada anualmente pelo Inep e faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


